Gestão de Fiabilidade

Melhorar o uptime dos activos físicos críticos, a optimização dos custos de manutenção preventiva associados e do ciclo de vida dos activos, através da implementação de técnicas e ferramentas de gestão da fiabilidade.

Suportamos a sua equipa a melhorar o uptime dos activos físicos críticos, a optimização dos custos de manutenção preventiva associados e do ciclo de vida dos activos, através da implementação de técnicas e ferramentas de gestão da fiabilidade.

Análise da Criticidade dos Activos

Determinar a posição relativa dos activos na sua organização ou sistema quanto ao seu impacto no negócio, com critérios quantificados permitirá focalizar e priorizar as suas estratégias de manutenção no programa de gestão da fiabilidade.

Análise da Condição dos Activos

Determinar o ponto do ciclo de vida em que se encontram os activos, a partir dos dados da sua condição e fiabilidade, irá suportar uma revisão do programa de fiabilidade, que contribuirá para a redução dos custos na gestão de activos e a minimização dos riscos para o negócio.

Programa de Gestão da Fiabilidade

Estabelecer um programa de gestão da fiabilidade permitirá que as suas equipas de manutenção, operações e engenharia funcionem de uma forma integrada nos processos de gestão de activos, que incluem o Planeamento e Controlo dos Trabalhos de Manutenção, Gestão da Fiabilidade, Peças e Custos , com o suporte de um sistema EAM robusto.

Processos RCM e Desenvolvimento dos Planos de Manutenção

Desenvolver a informação necessária para os planos de manutenção através de uma análise de risco, permitirá a aplicação das mais correctas estratégias de manutenção, para atingir os objectivos de disponibilidade, operação e risco, de forma eficiente e ao menor custo possível.

A Fiabilidade na Concepção

Desenvolver os cadernos de encargos de novos activos na fase de concepção que incluam não só a identificação de falhas potenciais inerentes ao desenho, bem como as especificações de fiabilidade, manutenibilidade e capacidade permitirá reduzir os tempos de arranque de produção de série.

Fiabilidade pelo Operador

Identificar as actividades de manutenção preventiva que podem ser realizadas pelos operadores, bem como estabelecer uma cultura proactiva de identificação de falhas bem como a sua correcção rápida, de forma a melhorar a disponibilidade e a fiabilidade dos activos.

Desenvolvimento de Códigos de Falhas

Criar um catálogo de falhas padronizadas suportará o processo de reporte e correcção de falhas garantindo à organização a execução de estudos de fiabilidade robustos e com dados credíveis e de potencial estatístico.

Programa de eliminação de defeitos

Eliminar ou reduzir defeitos para melhorar a disponibilidade dos activos através de uma cultura organizacional de eliminação de defeitos , irá prevenir a introdução de novos erros humanos nas diferentes fases do ciclo de vida dos activos.

Análise de Causas das Falhas

Eliminar ou reduzir a causa das falhas para melhorar a disponibilidade dos activos, através de metodologias multi-step, como A3, 8D, na identificação das causas raiz com a participação de equipas multidisciplinares, permitirá corrigir e prevenir falhas dos activos.