g3p consulting INICIA NOVO PROJECTO COM EMPRESA INTERNACIONAL LÍDER EM INOVAÇÃO, NA INDÚSTRIA TABAQUEIRA

g3p consulting INICIA NOVO PROJECTO COM EMPRESA INTERNACIONAL LÍDER EM INOVAÇÃO, NA INDÚSTRIA TABAQUEIRA

A g3p consulting iniciou um novo projeto com o grupo internacional mais inovador da indústria tabaqueira, na maior mudança jamais operada no sector, que é produzir produtos menos nocivos para a saúde.
Este novo projeto em Gestão de Ativos Físicos foi solicitado pelo seu Centro de Operações de Excelência.
Atuando responsavelmente para um futuro livre de fumo, a empresa desenvolveu um novo produto, tabaco aquecido, que já foi lançado em alguns países no final de 2015. Em Portugal de acordo com dados da empresa, são já cerca de 45.000 consumidores. Contudo, o objectivo é comercializar este novo produto no mercado dos EUA. Para que a comercialização seja viável a empresa deverá cumprir os requisitos da FDA, a quem já solicitaram aprovação.
Num momento que é de transição para a indústria do tabaco, a empresa necessita de assegurar que o novo produto é uma verdadeira alternativa em questões de saúde para os fumadores e que o seu processo de produção se realiza nas condições específicas exigidas, garantindo que o tabaco ao ser aquecido não liberta nada mais do que vapor, para que o produto seja aceite pela FDA e comercializado nos EUA.
O convite efectuado à g3p consulting para este projeto tão desafiador para a indústria do tabaco – certificação dos processos de gestão de ativos físicos -, é o reconhecimento da capacidade e competência dos nossos consultores, que muito nos orgulha.
A g3p consulting realizou já um workshop para os representantes de diferentes unidades industriais e departamentos centrais, para garantir a avaliação básica de conhecimento e impacto na gestão de ativos físicos exigidos pela FDA e outros regulamentos aplicáveis, considerando as melhores práticas de gestão de ativos físicos e benchmark.
Durante o workshop, o cliente conseguiu identificar as lacunas relacionadas com a implementação dos requisitos da FDA nos processos e documentação existentes da GMP, em particular a concepção e validação de equipamentos, o planeamento de manutenção relacionado com a fiabilidade (criticidade, planos de manutenção para equipamento crítico, FRACAS) gestão de pedidos de trabalho, gestão de peças sobressalentes, desvios de gestão e CMMS.
O workshop permitiu também identificar oportunidades de melhoria, estabelecer áreas prioritárias de implementação, que apoiarão o desenvolvimento de um plano de ação para eliminar as lacunas com resultados optimizados.

O resultado final deste workshop foi muito positivo, pois os participantes entenderam a necessidade de uma nova mentalidade e de uma mudança de gestão. Alguns comentários realizados:
Este workshop suporta a equipe para alinhar as prioridades nesta nova atitude e forma de pensar
Agora precisamos de envolver outras partes interessadas (stakeholders) no processo de gestão da mudança para a implementação dos requisitos do FDA em todos os processos de gestão de ativos físicos
Para as próximas etapas, a g3p consulting irá estabelecer uma parceria com o cliente, para implementar as melhores práticas na gestão de ativos físicos baseado num modelo

que garante a conformidade com os requisitos da FDA, maximiza a eficiência dos processos, a eficiência dos recursos e a fiabilidade dos equipamentos, ao mesmo tempo em que otimiza o custo geral de manutenção com impacto positivo nas operações.