Descrição de Processos

Nos dias de hoje, o sucesso das empresas não se mede só pela qualidade dos produtos ou serviços que disponibiliza no mercado ou pelo seu volume de vendas, mas sobretudo pela forma como organiza, gere e controla os seus processos de negócios.
A necessidade de uma visão sistêmica nas organizações, ou seja, a compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e das interações entre elas, leva-nos a entender a empresa como um conjunto de processos inter-relacionados e interdependentes, implicando que a gestão se desvincule do foco que tinha no trabalho, departamento ou funções para o foco nos processos de trabalho.
Um processo é uma forma organizada e estruturada de descrever como se executa uma tarefa para atingir um determinado resultado independentemente de quem a executa. No contexto competitivo actual torna-se muito importante que todos os processos de gestão de uma organização estejam definidos e optimizados principalmente no caso em que estes são executados por diversos recursos de forma a garantir que todas as actividades críticas e de suporte da organização são conduzidas de forma eficiente e eficaz.
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No entanto, um processo não é um elemento único pois em qualquer momento dependerá de outros processos para ser “alimentado” e após a sua execução, o resultado obtido poderá ser a entrada de um novo processo e assim sucessivamente, ou seja, todos os processos têm clientes e fornecedores, independentemente de serem internos ou externos à organização.