Inovação e Standards

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa contribuindo para a diferenciar em ambientes competitivos.

As empresas que inovam de forma a agregar valor, seja de forma incremental ou radical, aos seus produtos, processos ou modelo de negócio, ficam em posição de vantagem em relação aos demais.
A g3p consulting é especializada no desenvolvimento e optimização de processos e em introduzir inovação que melhore os rácios de produtividade dos seus clientes. A inovação ao nível do processo implica mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, ou prestação do serviço, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.
Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que tenha um impacto significativo na estrutura de preços, na obtenção de quota de mercado ou na receita da empresa.

INNOVATION SCORING

SAIBA MAIS

CLASSIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES DE IDI

SAIBA MAIS

IMPLEMENTAÇÃO DE STANDARDS

SAIBA MAIS

REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS

SAIBA MAIS

INNOVATION SCORING

Uma das ferramentas para ajudar as empresas a desenvolverem e a estimularem a inovação de forma sistemática e estruturada é o Innovation Scoring. A implementação do Innovation Scoring visa possibilitar às empresas e outras organizações a análise e medição do seu potencial de inovação.
Acessível desde 2008, o Innovation Scoring permite às organizações nacionais efectuarem o auto-diagnóstico online, através do site http://www.innovationscoring.pt/, das suas reais capacidades de inovação. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida ao abrigo de uma iniciativa da COTEC sobre desenvolvimento sustentado da inovação empresarial.
Os consultores da g3p consulting tem competências para suportar no esclarecimento e realização do Innovation Scoring, facilitando a identificação de prioridades para implementação de um sistema de integração de actividades de IDI, seja para fins de certificação ou para agregar valor e diferenciação à sua empresa.
Esta ferramenta tem também como objectivo fazer com que empresas e outras organizações possam refletir estrategicamente sobre os seus processos de inovação, identificando consequentemente áreas com maior potencial de melhoria e inovação. Destacam-se como principais vantagens da implementação do Innovation Scoring:
  • Diagnóstico actual das competências e capacidades de inovação das empresas.
  • Encaminhamento para aconselhamento técnico específico, procura de parcerias ou inventariação e selecção de programas de financiamento.
  • Suporte ao processo de gestão e tomada de decisão interna, nomeadamente em termos das estratégias de inovação.
  • Reconhecimento e visibilidade junto de concorrentes, parceiros, fornecedores e investidores.
  • Participação numa comunidade ou rede de inovação com vista à partilha de “melhores práticas”, informação e conhecimento.

CLASSIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES DE IDI

O incremento das actividades de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) representam hoje um valor para a economia que ninguém ousa questionar.
A Classificação e Contabilização das Actividades de IDI compila um conjunto de recomendações relacionada com as práticas de classificação e contabilização de actividades de I&D, tendo em conta as orientações da OCDE.
Uma correcta contabilização dos investimentos e uma melhor análise do retorno permitirá uma melhor gestão de recursos, ao longo de toda a cadeia de valor da IDI, bem como irá facilitar a comparação internacional dos correspondentes indicadores nacionais. Com este alinhamento, a g3p consulting pode ajudar na ligação das classificação das actidades de IDI, numa forma que irá favorecer a sua empresa na transparência do investimento previsto e realizado neste tipo de actividades.
Outra vertente a destacar é a possibilidade das empresas utilizarem o investimento realizado em IDI como um argumento de marketing. Diversas empresas, sobretudo nos sectores tecnologicamente mais avançados, usam o investimento em IDI como uma medida da sua capacidade para se manterem competitivas, com impacto relevante ao nível do seu valor bolsista ou da sua argumentação negocial junto de clientes e parceiros.
Disponível em http://www.innovationscoring.pt/images/conteudo/manual_idi.pdf, o manual de classificação de actividades de IDI, ajuda a tornar mais objectivo quais as actividades capazes de contribuírem para o aumento de competitividade e criação de valor através da implementação efectiva de processos de inovação. Inovação entendida como o modo como as empresas implementam novas soluções, reforçando a sua capacidade competitiva, criando valor económico e social, através da exploração de novas oportunidades. Oportunidades que surgem como resultado de alterações, nomeadamente avanços tecnológicos, mudanças no contexto económico, demográfico, sociológico, mudanças dos mercados, alterações da procura, acesso a novas matérias-primas, alterações concorrenciais, novas políticas ou novos requisitos legais.
Ver também em Formação

IMPLEMENTAÇÃO DE STANDARDS

A implementação de normas e a realização de auditorias internas são duas acções que visam permitir às empresas cumprir com os mais elevados standards internacionais.
Os desenvolvimentos tecnológicos e a evolução dos mercados a um nível global, juntamente com o aumento do nível de exigência dos clientes, vêm criar uma maior necessidade de sistemas de normas, muitos deles orientados para os processos.
Entre inúmeros aspectos, a adopção de requisitos normativos aplicáveis vai permitir ir de encontro às expectativas dos clientes, proporcionar uma melhoria da sua imagem no mercado e aceder a sectores, mercados e clientes de exigência acrescida. Além disso, a implementação de requisitos de normas vem ainda acrescentar maior confiança nos processos de criação, planeamento, produção e fornecimento de serviços ou produtos.
O serviço da g3p consulting, enquanto empresa especializada de consultoria de gestão, vai permitir, sem implicação de muito esforço, tempo ou recursos, estar em conformidade com as normas mais importantes a nível internacional, uma vez que a equipa da g3p consulting reúne conhecimento e experiência na implementação das normas:
  • ISO 9001:2015
  • ISO 14001:2015
  • OHSAS 18001:2007
  • ISO TS 16949:2016
  • NP EN ISO 13485:2016
  • NP 4457:2007
  • HACCP
  • NP EN ISO 22000:2005
  • ISO 55001:2014
  • NP EN 16001:2009
Esta versatilidade permite aos consultores da g3p consulting alinhar requisitos de normas de todos os projectos e identificar sobreposições entre as diferentes normas em caso de sistemas integrados, contribuindo com uma mais valia para os nossos clientes e redução de custos no processo de implementação.
Ver também em Formação

REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS

A implementação de  normas permite às empresas avaliarem a conformidade dos seus sistemas ou dos seus processos internos ou relativamente à sua cadeia de fornecimento. Neste sentido, é importante a realização de auditorias internas, actividades para as quais nem sempre as empresas e outras organizações têm tempo e recursos disponíveis.
A g3p consulting disponibiliza o serviço de realização de auditorias internas em sub-contratação, conforme a realidade do cliente, assegurando:
  • Imparcialidade e independência
  • Auditores experientes na generalidade dos processos transversais à organização
  • Aplicação das melhores práticas na realização das auditorias
  • Identificação de oportunidades de melhoria ou potenciais não conformidades
  • Redução do tempo alocado à preparação e execução da auditoria
A conformidade  dos serviços ou produtos que disponibiliza ao mercado, proporciona a qualquer organização, empresa ou entidade o reconhecimento e a crescente satisfação dos seus clientes, garantindo igualmente uma melhoria contínua.
Ver também em Formação