Gestão de Operações

Uma organização é um sistema dinâmico onde ocorrem constantes fluxos de entrada e saída de materiais, informação e financeiros.

A interacção existente entre a gestão por processos e a estratégia de operações, tem consequências na forma de gerir as organizações com implicações ao nível das operações.
A gestão de operações assume assim um papel crucial na interligação necessária entre as diversas áreas da organização como qualidade, força de trabalho, stocks, capacidade e processo produtivo, com a tomada de decisões necessárias para o desempenho das actividades e na forma eficaz como a interface entre cada uma das áreas/funções é estabelecida.
A mais-valia da g3p consulting como parceiro na gestão de operações, é a multidisciplinariedade do conhecimento dos nossos consultores que asseguram a optimização das inter-relações existentes entre qualidade, custo, tempo, flexibilidade e recursos humanos, atributos essenciais a uma eficaz gestão de operações.

ENGENHARIA E OPTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

SAIBA MAIS

GESTÃO DA PRODUÇÃO

SAIBA MAIS

LEAN SIX SIGMA

SAIBA MAIS

GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA (SUPPLY CHAIN)

SAIBA MAIS

Engenharia e optimização de processos

A optimização de processos é fundamental para que as organizações cresçam e atinjam melhores patamares de competitividade.
No desenho ou reengenharia de processos, a realização de um fluxograma é a melhor forma para entender os pontos críticos tendo por objectivos:
grafico11
A optimização de processos deve atravessar fronteiras funcionais da organização, e pode causar atritos funcionais (ex: produção/engenharia; produção/marketing), geralmente devido a inadequados indicadores de desempenho.
As competências de cada organização se não forem integradas numa estrutura sistematizada de prioridades e aplicação, trazem pouco valor acrescentado ao negócio.
A g3p consulting tem a experiência de utilização de ferramentas que potencializam os recursos humanos, tecnológicos e de infraestrutura de uma organização de forma a eliminar o que for inadequado e incrementar o que for benéfico, abrangendo variáveis como escolha do processo, selecção da tecnologia, análise do fluxo do processo e ainda se necessário desenvolvimento do projecto das instalações.
Quer ter uma organização Lean, contacte-nos!
Ver também em Formação:

Gestão da produção

A gestão da produção é uma actividade inerente a todos os sectores de actividade e a dinâmica da sua operacionalização, ocorre através da utilização das funções básicas da gestão - planear, organizar, comandar, controlar e coordenar - com o objectivo de promover com êxito as actividades inerentes à organização.
A função produção nas organizações, é aquela onde a palavra “optimização” tem mais potencial de aplicação, pois interliga e integra com vários outros processos/áreas como: concepção e desenvolvimento de produto; qualidade; stocks; equipamentos; manutenção; segurança e higiene no trabalho e, em última instância com as infraestruturas, uma vez que o layout e espaços dedicados à produção são muitas vezes condicionantes de melhorias.
A dinâmica de operacionalização da g3p consulting, através de um diagnóstico inicial (técnico e produtivo), permite obter uma visualização geral de toda a cadeia de valor com o objectivo de eliminar desperdícios, encontrar oportunidades de melhoria, definindo as acções a desenvolver no curto e médio prazo, para o aumento do desempenho, ou seja, da produtividade.
A utilização conjunta de ferramentas de gestão como o Lean Six Sigma , assegura a redução de desperdícios/gorduras, a melhoria de processos, as quais se traduzem na redução de custos e no aumento e standardização da qualidade final do produto.
A gestão da produção é pois uma actividade inacabada uma vez que a evolução tecnológica implica uma necessidade permanente de reanálise e implementação de melhorias para se alcançar o objectivo maior que é a sustentabilidade do negócio.
Ver também em Formação:
 

Lean six sigma

Na gestão da produção o objectivo ideal é conseguir definir um processo que seja 99,99% livre de avarias/defeitos e sem muito desperdício.
A abordagem de gestão combinada entre metodologias para a resolução de problemas aumenta o potencial de cada uma e permite uma melhor identificação e resolução dos vários problemas afectos a um processo ou organização/negócio.
A utilização combinada das ferramentas Lean, associado à redução de desperdícios e Six Sigma que visa a redução da variação de processos e produtos, permite uma optimização dos processos para que se possa “fazer bem à primeira”, com resultados ao nível do aumento da qualidade, redução de custos e aumento da produtividade.
A metodologia Lean Six Sigma, utiliza também ferramentas complementares como: Análise da cadeia de valor (VSM-Value Stream Mapping), 5S, FIFO, Heijunka, Jidoka, Kaizen , Kanban, Poka.Yoke, Resolução de Problemas (metodologias 8D ou A3) TPM, SMED entre outras.
A mais valia da g3p consulting na gestão dos projectos, sejam eles de gestão de produção, desenvolvimento ou optimização de processos ou melhoria contínua, é a adequação das ferramentas que utiliza em função dos problemas de cada organização/projecto, fazendo combinações que potenciam o resultado final, tanto ao nível da estrutura, das competências e da melhoria da cultura das organizações.
Ver também em Formação:

Gestão da cadeia logística (supply chain)

Todo o produto ou serviço que adquirimos tem por trás a existência de uma cadeia de abastecimentos, processo que inclui diversos fornecedores, operações internas e comerciais e todos os fluxos inerentes à interligação dos mesmos.
É, pois, de extrema importância que a logística relacionada com os mais variados processos que possibilitam o fluxo de materiais seja integrada, potenciando a redução de custos e desperdícios com o objectivo de adicionar valor a todos os intervenientes.
Para que a  gestão integrada de todo o processo e intervenientes seja possível é necessário o apoio de sistemas informáticos que possibilitem a integração dos fluxos logísticos, desde o fornecedor de matérias-primas até à entrega do produto ao consumidor.
A g3p consulting é o parceiro certo para a gestão de um projecto desta natureza pois actua em todos estes vectores, utilizando as diversas ferramentas e metodologias de abordagem para a optimização dos processos internos  e de outsourcing, e a sua integração com a estratégia  delineada para a empresa.
Ver também em Formação: